sábado, 19 de julho de 2014

AMIZADE

Deus tem inúmeros atributos. Alguns são exclusivamente seus, como eternidade, independência e imutabilidade. Outros são compartilhados com a sua Criação. Amor, bondade, felicidade exemplificam isso. Mas, é de amizade que se falará aqui.
Deus se relaciona conosco de maneira pessoal e dele temos o exemplo para mantermos boa convivência com os que são próximos.
Três exemplos simples mostram isso da parte do Senhor:
Abraão, que foi declarado pelo próprio Criador como Seu amigo (2Cr 20:7 e Is 41:8);
Jó, que num momento de extremo sofrimento lembrava saudosamente dos momentos em que ele julgava Deus ter sido amigo (‘como fui nos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus estava sobre minha tenda – Jó 29:4), mas que, depois, soube prontamente reconhecer que Deus jamais deixara de estar com ele (‘Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.’ - Jó 42:5-6);
Lázaro e suas irmãs, aos quais o Senhor Jesus amava visitar e manter uma amizade proveitosa, como qualquer um de nós faz (Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro - João 11:5). Isso fica tão claro quando Lázaro morre e Jesus chora, impressionando até os judeus locais (Jo 11:35-36). Jesus, então, opera seu milagre e todo pesar se reverte em glória ao seu Nome.
Tendo maravilhosos exemplos, devemos nos alegrar com os nossos amigos, buscar fortalecer os laços, ir atrás de novas pessoas para compartilhar as maravilhas de servir a um Deus tão amigo. Como as coisas do Alto são sempre melhores, em todos os aspectos de uma amizade em Cristo, Deus nos permite sentimentos que só encontramos nEle. Como exemplo, uma repreensão amiga. Biblicamente, ‘melhor a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feita pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.’ Pv 27:5-6. Ao invés de isso gerar chateação num orgulho intransponível, Salomão passa o ensinamento de que ‘Como pendentes e joias de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento.’ Pv 25:12. E como isso amadurece uma amizade sadia!
E para tantos outros desdobramentos deste relacionamento tão importante entre pessoas, a Bíblia nos dá a direção de como ser luz numa amizade, ser relevante na vida de alguém.

Nossas amizades sempre serão profícuas se tivermos Deus como nosso melhor amigo.

Soli Deo Gloria


A música se chama 'Encontro' do Oficina G3 e é a música mais linda sobre amizade que eu conheço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário